segunda-feira, 23 de março de 2015

Autonomia

Já somos capazes de fazer tantas coisas sozinhos …despir/vestir o casaco/bibe/calças, descalçar e calçar sapatos e botas, comer com faca e garfo, tirar papel do iogurte, ir sanita sozinho, puxar autoclismo, lavar e secar as mãos, ir buscar papel para limpar nariz, etc.


“Adquirir maior independência significa, na educação pré escolar, ir dominando determinados saber-fazer – vestir-se, despir-se, lavar-se, comer utilizando adequadamente os talheres, etc.” IN Orientações Curriculares para a educação Pré Escolar. P.53.



quinta-feira, 19 de março de 2015

“Canções de ida e volta”

Desta vez, calhou aos papás da Gabriela surpreenderem-nos com a canção escolhida em família. Como tal, enviaram-nos o registo da canção “Eu vi um sapo”.


Obrigado família Castanheira pela vossa participação. Beijinho de todos os meninos.



Projeto: Dia do Pai

Este dia tem-nos dado muito que fazer,
Mas como é para os nossos papás
Temo-nos divertido a valer!




As mãos nós fomos pintar, ceras e pincéis utilizar
Para ao papá, um presente podermos dar!



“PAPÁ GOSTO DE TI ÀS MÃOS CHEIAS”
é o título do nosso placar dedicado a todos os PAPÁS!




Feliz dia do Pai

Atividades com Sentidos – projeto “Faz arte”

Nos primeiros anos de vida, as crianças aprendem sobre o mundo principalmente através dos sentidos, que lhes permitem explorar o ambiente, experimentar coisas novas e fazer descobertas.

Atividades interativas e práticas de aprendizagem são altamente eficazes para o ensino de crianças e podem ser usadas para alertá-las para os seus sentidos e ajudá-las a perceber como os mesmos são decisivos nas suas vidas diárias, encorajando-as a usá-los ativamente para aprender coisas novas.

Com a ajuda do Guilherme e da sua família, uma atividade muito sensitiva podemos experienciar. Uma ideia simples e divertida que muito nos permitiu explorar.


Obrigado pela participação e por o nosso dia enriquecer.





terça-feira, 17 de março de 2015

Projeto: “Canções de ida e volta”

A família do Alexandre surpreendeu-nos com a canção “A barata”, escolhida em família, para o nosso livro “Canções de ida e volta”.
Esta canção foi dramatizada e cantada em conjunto.
Obrigado papás do Alexandre pela vossa participação. Beijinho de todos os meninos.

Histórias

“A partir do sentimento de empatia que o contar de histórias gera, vemos outra conquista por parte da criança: a capacidade de ouvir e compreender o outro…” IN “Leitura de histórias para bebés na educação infantil” – Cadernos APEI nº96.

As histórias levam-nos por caminhos divertidos, fantásticos, apelando e desenvolvendo a nossa imaginação, a concentração, contribuindo para o aumento do nosso vocabulário enriquecendo também as nossas vivências.
Assim, após contarmos a história “O rabo do rato” desenvolvemos um jogo com as nossas crianças em que o adulto era o gato e as crianças os ratinhos… para tal, colocámos uns rabinhos e, o maroto do gato tinha de apanhar os rabinhos dos ratos.

Foi uma manhã muito divertida!

A visita da “Bichinha”

Esta semana tivemos uma ajudinha extra, a voluntária Patrícia que connosco passou alguns bons momentos. Trouxe-nos a sua “Bichinha” para a podermos conhecer, proporcionando assim uma nova vivência às nossas crianças.


Obrigada Patrícia!

sábado, 14 de março de 2015

Novidades do projeto “Faz arte” – obrigado às famílias

Com o Francisco e a sua família, uma actividade muito colorida podemos experienciar.
Uma ideia simples e divertida que muito nos permitiu explorar,
Juntos explorámos cores, texturas, o espaço, o corpo e muito mais,
Obrigado pela participação e por o nosso dia de muita alegria e cor rechear.



Com o Gabriel e a sua família uma bela história pudemos escutar,
O “coelhinho bolachinhas” muitos sorrisos nos arrancou.
Este coelhinho especial trouxe uma surpresa para partilhar,
Saborosas bolachinhas que a todos deliciou!




Brincar com a matemática

As aprendizagens no domínio da matemática vão “acontecendo” à medida que a criança se depara com situações-problema, fazendo descobertas sobre o mundo, estabelecendo relações entre os objectos e refletindo sobre aquilo que a rodeia.
Nos últimos tempos têm surgido diversas oportunidades para colocar em prática estas mesmas descobertas.
Com o tangram, a propósito do tema da habitação, explorámos as formas geométricas, noções espácio temporais, assim como a própria orientação espacial. No final, e depois de algumas tentativas e debates (“esta é em cima?”; “a minha está virada para baixo”; “é o triângulo grande ou o pequeno?”:) lá resultou uma bonita casa.
A grafia dos algarismos, assim como as quantidades já fazem parte de muitas das nossas conversas, jogos e brincadeiras.
Com o novo jogo que os amigos da sala dos 5 Anos nos emprestaram, temos explorado para além das formas geométricas as suas áreas (“dois triângulos pequeninos fazem um quadrado”; “aqui só cabe um círculo pequeno”)

Também com as construções de “casinhas” do Mickey exploramos diversas noções matemáticas, ganhando também com as trocas sociais.





O Meu Amor…

 Eu sou um animal estranho, uma coisa esquisita…
Não queres saber quem sou eu?
“ Tu és o meu amor”
Com base nesta história continuamos a trabalhar os afetos, assim como a motricidade fina.





As birras

A criança à medida que cresce e começa a lidar com a realidade à sua volta vai-se sentir frustrada quando não conseguir obter o que deseja. Muitas vezes, essa frustração manifesta-se através de birras. As birras podem transformar-se em momentos de angústia para os pais que não sabem como lidar com a criança.
A birra é um comportamento que, se não for contrariado precocemente, pode levar a criança a interiorizá-lo como meio aceitável de se manifestar ou levar os outros a fazer o que deseja. Pais e educadores devem atuar o mais cedo possível e ensinar à criança formas alternativas para manifestar as suas vontades e lidar com as inevitáveis frustrações com que se depara no dia a dia.
Apesar de ser difícil lidar com este tipo de comportamentos, eles podem tornar-se óptimas oportunidades de ajudar a criança a aprender a conviver com sentimentos, como a frustração e a zanga, e a desenvolver a capacidade de auto-controlo. A tarefa dos pais é ensinar à criança outras formas de expressar as suas necessidades, e a aceitar o facto de que nem sempre lhe fazem a vontade.
Nestes momentos, é necessário que os pais não tenham receio de dizer não, explicando a razão de o fazerem. Cabe-lhes ensinar aos filhos que as birras não os farão mudar a sua opinião, bem como que o seu amor pelo filho não se alterará. Se mesmo assim não resultar, procure distraí-lo ou não lhe dê atenção por alguns minutos. Muitas birras terminam quando deixam de ter público e, com os pais por perto, tornam-se mais difíceis de controlar.
Após a criança controlar-se, felicite-a por ter optado pelo bom comportamento, e procure falar com ela sobre alternativas de conduta mais eficazes que as birras.
Só com firmeza as crianças aprendem a respeitar as regras propostas pelos pais. Aprender que tudo tem limites, abre caminho para um convívio saudável com os outros e para uma boa integração na sociedade.


Texto Adaptado

Noções matemáticas

A matemática é uma área que influencia fortemente a estruturação do pensamento e, consequentemente, a tomada de decisões na vida corrente e por isso, deve estar presente nos primeiros anos de escolaridade de uma criança, Assim, deve ser da responsabilidade do educador aproveitar as situações que surgem em contexto de sala de aula, para encorajar as crianças a desenvolverem uma competência matemática, com vista à aquisição do gosto por esta área e à utilidade da mesma em aprendizagens no futuro.
Utilizando um material da sala, os blocos lógicos, as crianças aprenderam a classificar por cor, forma, tamanho e espessura.

atributo cor

atributo forma
tamanho
atributo forma



A arte de dramatizar


“A expressão dramática é um meio de descoberta de si e do outro, de afirmação de si próprio na relação com o(s) outro(s) que corresponde a uma forma de se apropriar de situações sociais. Na interacção com outra ou outras crianças, (…) os diferentes parceiros tomam consciência das suas reacções, do seu poder sobre a realidade, criando situações de comunicação verbal e não verbal.” (Ministério da Educação, 1997:59)

Segundo Piaget (1951), “As crianças progridem através de estádios de brincar funcional, avançando para o brincar simbólico e de seguida para o sóciodramático.
 Segundo Moyles “O brincar sóciodramático pode favorecer as habilidades de linguagem e de desempenho de papéis […]” (2006:27), promovendo também a socialização, o desenvolvimento da imaginação e da criatividade.
Esta semana dramatizámos a história dos 3 porquinhos usando como material de suporte os fantoches.





De seguida estivemos a contar as casas dos porquinhos e a fazer a subtracção de cada vez que o lobo soprava uma casa, explorando assim noções de matemática (subtração).
Finalmente, observámos as casas e descobrimos de que materiais são feitas. Demos então a nossa opinião sobre qual a casa mais frágil e qual a mais forte.

Com esta atividade fizemos a ponte para dar início à arquitetura (subtema do nosso tema anual).  

Continuando com Pintura

 Conhecendo Mondrian…

Piet Mondrian (1872 - 1944) foi um pintor holandês com referência no movimento do Neoplasticismo.
A sua obra foi influenciada pelo pensamento teosófico.
Foi influenciado pelo naturalismo e impressionismo.
Destacou-se com obras abstratas e com formas geométricas, trabalhou principalmente com formatos retangulares.
Utilizou, nas suas obras, principalmente cores primárias (vermelho, azul, branco, preto, amarelo), Mondrian considerava estas como as cores elementares do Universo.

Na nossa sala também estamos a aprender as cores e gostámos muito de pintar esta obra de Mondrian.




Como brincamos, quando não temos AECs nem atividades orientadas

As nossas brincadeiras preferidas quando somos nós a escolher são estas:
Quando está bom tempo, nós os rapazes gostamos de jogar futebol , ping  pongue, aos cinco cantinhos.
Quando não podemos ir para a rua gostamos de jogar ao jogo do galo no quadro, jogar um hóquei  que inventamos,  com uma bola de ping pongue  e  com as mãos, também gostamos de  fazer desenhos , jogar no computador , ouvir música e dançar e fazer as nossa  bolsas.
As meninas gostam muito de dançar, cantar, ouvir musica.
O que mais gostamos é de poder estar com os nossos amigos e fazer as nossas escolhas.


Bruno e Rafael

segunda-feira, 9 de março de 2015

Histórias na biblioteca José Saramago

Fomos à biblioteca e o Sr. António contou-nos duas histórias: “A Tartaruga e a Lebre” e “A Sopa Queima”. 
Depois de ouvirmos as histórias fomos visitar a biblioteca infantil. Descobrimos que os bebés também podem ir à biblioteca com os pais ou com a mãe. 

Os Contrários
Nesta semana brincámos aos contrários e ouvimos a história: “Tina e os contrários”. Fomos à cozinha buscar um alguidar grande e à casinha buscar um alguidar pequeno e o microndas. A porta do microndas pode estar aberta ou fechada. Da casinha trouxemos uma cama e um boneco. O boneco tinha roupa, por isso estava vestido, quando tirámos a roupa ele ficou despido. Depois colocámos o boneco na cama, estava deitado e quando o fomos buscar ficou levantado
Com os sapatos também brincámos calçado e descalço.
 E também aprendemos que quando despimos a bata ela fica do avesso e depois temos que a colocar do direito.