quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

História “As duas mãos”de António Torrado, Dez dedos de Conversa, o jornal

No âmbito do tema do projecto anual, estivemos a falar sobre os 5 sentidos e, desta vez falámos sobre o tacto.
Então, ouvimos uma história mas de forma diferente. A história foi dramatizada pelas crescidas da nossa sala, apagaram-se as luzes, o pano foi corrido, ouvimos as pancadas e lá começou a história…
…estávamos e ficámos embevecidos!

Projecto: “Memórias de um pano, em movimento”

No passado dia, de Fevereiro, a mãe da Leonor Sá veio à nossa sala (Carlota) e a Bisavó Berta também veio (Dúnia).
Veio contar uma história do pano (Íris) da capulana (Dúnia) que veio de Moçambique (Filipa).
A história era sobre um menino e uma menina que tinham um sonho (Mariana R.) que quando crescessem queriam ir a Moçambique (Leonor S.) e, quando cresceram foram (Francisco P.).
Quando lá chegaram ficaram surpreendidos (Dúnia) porque foram recebidos com flores (Leonor Sá) e também tinham umas pessoas a dançar (Francisco P.) e deram-lhes um pano (Dúnia). Ficaram num hotel que era muito lindo (Francisco P.).
Naquele país vende-se muito as capulanas (Carolina) e, quem usa as capulanas são as meninas (Bárbara) fazem deles vestidos (Mariana R.), roupas para vestirem (Carlota), para porem os bebés (Dúnia), para porem a lenha (Leonor S. e Martim) e para porem fruta quando a vão apanhar.   
A capulana é muito usada pelas mulheres de Moçambique (Leonor Sam.).
Desfile de Carnaval…
Estávamos o Máximo, e tivemos um lanche diferente e divertido com a companhia dos meninos da sala dos 2 anos.

Dia de S. Valentim




·         Um namorado é alguém que nós gostamos (L. C.)
·         Alguém que nos faz ficar contente (I. C.)
·         Alguém que nos dá beijinhos (T. G.)
·         Alguém que nos dá flores (D. M.)
·         Alguém que nos dá abraços (V. A.)
·         Os namorados gostam de estar perto e conversar (DI. S.)
·         Gostam de brincar um com o outro (L. G.)
·         É uma pessoa especial (TODOS) 

“A Sara tem um grande coração" 
A Sara tinha um grande coração (S.C.), era cor-de-rosa ou encarnado (Da. M.) e muito pesado (L. C.). a Sara levava o coração para todo o lado (P. X.), por isso ela gostava que o coração dela fosse um bocadinho mais leve (L. C.). Entretanto ela viu um menino a voar agarrado a um coração muito levezinho (B. M.). Ele voava para todos os lados (L. E.) até por cima dos prédios (M. L.) e era pior quando estava vento (D. M.). Então a Sara tirou uma fita do cabelo (Sa. C.) e prendeu ao coração do menino (D. C.), assim o dela ficou mais leve (B. T.) e o do menino mais pesado (Di. S.). Ficaram juntos para sempre (B. M.). 

O Carnaval

Ao mascarar-se no Carnaval, a criança tem oportunidade através do jogo simbólico de dramatizar situações imaginárias, exteriorizar sentimentos e acontecimentos diferenciados, e “colocar-se no papel” da sua personagem desenvolvendo as suas capacidades expressivas, desinibição e confiança.
Começámos a semana muito entusiasmados com o Carnaval e a contar aos amigos as máscaras e disfarces de Carnaval. Também tínhamos que dar um ar festivo à nossa sala e começamos com as decorações de Carnaval, as crianças escolheram máscaras e realizaram colagens com papéis e papelinhos de Carnaval.




Na sexta feira foi o grande dia do Desfile de Carnaval pelas ruas da comunidade com todos os meninos da nossa Instituição e da Escola de Ensino Básico. Com muita brincadeira e boa disposição lá fomos nós mostrar as nossas fantasias, estávamos todos muito bem disfarçados e alguns dos pais que puderam também nos foram ver.


À tarde foi bom lancharmos com os meninos dos 4 e 5 anos, brincámos e divertimo-nos muito.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Os nossos pequenitos continuam a explorar as potencialidades do corpo.

Eis mais uma actividade em que os dedos são ferramenta fundamental. 

Como os bons hábitos se adquirem desde cedo vejam os pequenitos a arrumar tudo depois de uma manhã de brincadeira com Legos.
Outra actividade que muito prazer lhes dá é garatujar com lápis de cêra, actividade em que alguns deles ainda acham que os lápis até têm bom aspecto e porque não prová-los? Vai uma dentadinha?
No berçário a actividade também não pára, com o número de pequenitos a aumentar.

O ciclo da água

A água do planeta está em constante movimento e o caminho que ela percorre é denominado Ciclo da Água. É o Ciclo da Água que é o responsável pela renovação da água no planeta.
Vamos ver como acontece:
      A água cai das nuvens (Martim);
  •        Cai neve (Diogo M.) nas terras que são muito altas (Mariana C.);
  •         A chuva cai porque as nuvens estão muito cheias (David P.);
  •         As nuvens juntam-se muitas, muitas e fica nevoeiro (Martim);
  •         Há trovoada quando as nuvens chocam (Mariana C. e Marta C.);
  •        A chuva cai para o chão e para os telhados (Mariana G.), para o mar e para os lagos (Inês);
  •        Depois aparece o sol, aquece a água e a água sobe para o céu (Mariana C.) em vapor (Marta C.);
  •        Quando estão muitas gotinhas de água juntas formam-se nuvens (Rodrigo E.);
  •         Quando as nuvens estão muito cheias chove outra vez (Diogo M.).

Depois de conversarmos sobre o Ciclo da Água, fizemos um painel a ilustrar como as coisas acontecem.




A Expressão Plástica no Jardim-de-infância

Por vezes as crianças vão para casa com a bata salpicada de tinta e, as mãos pintadas de marcadores… Alguns pais ficam admirados e, se calhar desagradados com tal sujidade. Mas é natural no jardim-de-infância.

No dia a dia das crianças as atividades passam por várias áreas de conteúdo, isto é, diferentes aprendizagens importantes ao desenvolvimento integral das mesmas. As crianças aprendem mexendo, experimentando, descobrindo e agindo. Deste modo, o desenho, a digitinta, a pintura, a modelagem, o recorte e a colagem são técnicas que fazem parte do dia a dia de uma criança integrada no jardim-de-infância.
A juntar a todas estas experiências temos a imaginação e o prazer de realizar um trabalho. As crianças começam a tentar representar o que lhe vai na mente. A expressão plástica dá às crianças liberdade para representar e comunicar. Isto é Arte.
Tem a bata suja de tinta? Que bom, é sinal que o seu filho experimentou e esteve ativo e empenhado nas atividades da sala.





sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dia dos Namorados/ Amigos
Cada um de nós desenhou o seu melhor amigo ou amiga e levámos para casa um coração.
Neste dia, ainda respondemos à seguinte pergunta: “Para que serve um amigo?” As nossas respostas foram estas:
● Um amigo serve para brincar. (A. Sofia)
● Um amigo serve para ajudar. (Beatriz A.)
● Um amigo serve para partilhar. (André Dias)
● Um amigo serve para passear e para ler o que os pequeninos não conseguem. (Francisco)
● Um amigo serve para brincar. (Guilherme B.)
● Um amigo serve para comermos juntos. (Samira)
● Um amigo serve para ficarmos juntos. (Guilherme P.)
● Um amigo serve para ajudar quando não sabemos as coisas. (Raquel)
● Um amigo serve para ajudar quando nos magoamos. (Margarida)
● Um amigo temos que tratar bem. (Gabriel)
● Um amigo serve para brincar. (Afonso)
● Um amigo serve para ajudar a arrumar os brinquedos. (André F. Alves)
● Um amigo serve para andar de carro. (Diogo)
● Um amigo serve para andar de autocarro. (Tiago)
● Um amigo dá uma prenda quando se faz anos. (Inês)
● Um amigo serve para se ajudarem um ao outro. (Bárbara)
● Um amigo serve para animar o outro. (Lia)
● Um amigo serve para convidar para ir lanchar lá a casa. (A. Raquel)
● Um amigo serve para conversar. (Filipa)
● Um amigo serve para dançar. (Daniel)
● Um amigo serve para aprender a escrever. (Matilde)
● Um amigo serve para brincarmos, para ajudar e conversar. (Beatriz J.)

 Viva o Carnaval!
Nesta semana também andámos a brincar ao Carnaval. Decorámos as máscaras e os óculos com papelinhos, serpentinas e purpurinas. E, ainda tivemos tempo para o nosso palhaço enfeitar!



Desfile de Carnaval
Na sexta-feira fomos todos desfilar até à Tala. Estávamos todos muito divertidos e vestidos a rigor. Mas que lindas máscaras!

Relembrar que a Segurança é muito importante

Cá estamos outra vez para não deixar cair em esquecimento que a segurança é muito importante. Pois é os nossos amigos crescidos foram para a rua e nós o grupo mais pequeno trabalhou cá dentro. Foi divertido e essencial relembrar que somos crianças e gostamos de brincar tranquilos.
Não esquecer o limite na Quinta é 20 Km/H

Os carros devagar devem andar
Para os meninos e as meninas não atropelar
Gostamos de em segurança brincar
Por isso toca o carrinho abrandar!

Não esquecer o limite na Quinta é 20 Km/H

Os adultos foram simpáticos
Mostraram-se sorridentes
Acharam-nos fantásticos
Com o nosso apelo ficaram contentes!

Não esquecer o limite na Quinta é 20 Km/H

Um lembrete fizemos
Para a velocidade relembrar
Todos juntos aprendemos
Que pela nossa segurança devemos lutar!




Muito Obrigada a todos. Beijinhos dos Meninos da Sala da Vera e da Teresa!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Passeio/Visita à Gulbenkian “Paisagens de lá para cá: Aqui e Ali”

Com o intuito de promover e estimular a relação entre a natureza e a arte; incutir o gosto pelas artes e pela diversidade cultural e, descobrir paisagens da natureza, do homem e dos artistas, propusemo-nos então realizar esta visita aos Jardins da Gulbenkian.
Contamos-vos então como foi…

… fomos na nossa carrinha à Gulbenkian (Leonor S.) e, tivemos com a Patrícia (Mariana F.) que nos mostrou uma bola (Catarina) que tinha guardada na mala dela (Carlota). A bola era o nosso planeta (Carolina), tinha a parte da terra (Francisco G.) e a da água (Martim).
Quando começamos o passeio vimos uma estátua (Bárbara) de ferro (Francisco P.), era uma senhora (Carlota).
Depois fomos então passear pela floresta (Dúnia), pelos jardins (Dúnia) da Gulbenkian (Leonor S.), vimos patos (Francisco G.) e, ficámos a saber que os patos têm a cabeça verde (Leonor S.) e as patas têm a cabeça castanha (Bárbara). Vimos também muitos pombos (Alexandre).

Vimos o pinho, o pinho não o pinheiro (Dúnia), as folhas do pinheiro picam (Leonor Sam.) e chamam-se agulhas (Carolina).
Vimos lagos (Francisco P.) com água (Leonor Sam.) onde andavam os patos (Íris) e as rãs (Dúnia), vimos as árvores que os pandas gostam (Francisco P.) que se chamam bambus (Carolina), passámos numa ponte (Pedro) feita de madeira (Dúnia). Vimos muitas folhas (Filipa) que caíram no Outono (Réquio). Vimos uma árvore com flores muito bonitas (Dúnia) eram cor-de-rosa (Leonor S.).


Viva o Carnaval!

Para alguns de nós foi o nosso primeiro Carnaval, para os “mais crescidos” já foi o segundo, mas ficámos todos muito surpreendidos e divertidos com as surpresas que nos prepararam.
Iniciámos a semana a brincar com a “arca das trapalhadas”, possível com a participação dos pais que enviaram roupas e adereços de adultos para nos disfarçarmos, explorarmos, descobrirmos e sobretudo divertirmos. Muito obrigada a todos os que nos proporcionaram este momento.


Ainda decorámos, como pudemos umas bonitas máscaras de gato, que no fim se transformaram num divertido jogo do “cucu”:

No final da semana tivemos o nosso “desfile” de Carnaval, sob a observação atenta dos nossos amigos, que no início ficaram espantados e que depois se deixaram levar pela curiosidade que os guiou na descoberta das outras e das suas próprias máscaras.
O “desfile” terminou com um alegre baile de máscaras!

Viva o Carnaval!

Os Sentimentos e o Dia dos Namorados



A partir do livro “EU” e a propósito do Dia dos Namorados conversámos sobre os sentimentos. O que nos faz sentir feliz, triste, zangado ou com medo.


Com a personagem do livro “EU” apercebemo-nos da importância de gostar de nós próprios, alegrar-nos com as pequenas coisas, divertimo-nos, partilhar e ajudar os amigos, ser corajosos mas também é normal sentir medo ou sentirmo-nos sozinhos.

A Área de Formação Pessoal e Social está relacionada como a criança se descobre a si própria, os seus sentimentos e na sua relação com os outros. O descobrir e tomar consciência dos seus sentimentos são “meios para a descoberta de si e do outro, de afirmação de si próprio e na relação com os outros que corresponde a uma forma de se apropriar de situações sociais” (Orientações Curriculares).
Atividade dos Pais sobre o Tema Anual
Tivemos a presença de uma mãe de uma menina da nossa sala que veio conversar connosco sobre o corpo humano e o sentido da audição. Os bonecos vieram apresentar 2 instrumentos: a flauta e o violino. Aprendemos muitas coisas novas e ouvimos o som dos instrumentos assim como também de música clássica (Bach). Ouvimos sons da natureza como a água, os pássaros, as baleias e os golfinhos. Realizámos ainda movimento ao som destas músicas. Um grande obrigado e bem-haja, os meninos gostaram muito.