sexta-feira, 27 de abril de 2012

Projecto: “Memórias de um pano, em movimento”


No passado dia 13 de Abril, recebemos na nossa sala a mãe do Francisco P. Veio contar-nos uma história, uma história chamada “História de um tecido em movimento”. Foi uma história elaborada pela mãe Fátima, pela irmã Sofia e, pelo Francisco, claro!
A história falava de um tecido amarelo (Leonor S.) que foi com o vento (Martim) parar a um parque (Pedro) onde estavam meninos a brincar (Leonor Sam.) era o João e a Maria (Carolina), depois os meninos mandaram-no para o mar dentro de uma lata (Dúnia) e, diziam que queriam conhecer outros meninos (Francisco P.). Quem encontrou a lata foi um pescador (Catarina) e deu-a ao filho Pedro (Joana) e com o tecido fez a vela para um barco (Bárbara) e os meninos passaram a brincar juntos (Tiago).´


Obrigada mãe Fátima pela história que nos veio contar.
Aproveitamos, mais uma vez para pedir, convidar e relembrar os restantes pais que ainda não vieram participar neste projecto. Venham pois é muito importantes para todos.

Ida à nossa horta

Na semana passada fomos à nossa horta, tirar as ervas que já estavam crescidas, pois a ultima vez que tínhamos ido regar verificámos que a nossa horta já estava a precisar de uma mãozinha nossa. Vimos também que já tínhamos brócolos e alfaces quase boas para apanhar.
Então, na quinta-feira logo cedo decidimos ir tirar as ervas e apanhar as alfaces e os brócolos, para entregar na cozinha para prepararem os legumes para o nosso almoço. Qual não foi o nosso espanto que ao chegarmos à nossa horta verificámos que os brócolos e uma alface já tinham sido apanhados por alguém que não nós!
Só conseguimos apanhar o brócolo mais pequeno e três alfaces.

Ficámos muito tristes, pois não esperávamos que nos fizessem tal coisa.
Assim queremos pedimos o favor de não mexerem naquilo que é dos outros, pois é muito feio e nós Crianças sabemos isso muito bem!

Somos Crianças dentro da diferença


 Tivemos cá na nossa Quinta uma exposição diferente e que nos fez pensar que dentro da diferença somos todos crianças.
Veio até nós uma exposição sobre algumas deficiências que infelizmente afectam muitas pessoas e crianças como nós.
Durante uma hora podemos experienciar como é ser portador de deficiências quer visual, auditiva ou motora.
Alguns de nós andaram de cadeira de rodas, outros experimentaram ler um livro de olhos vendados e outros estiveram a apertar botões de camisas com umas luvas. Foi muito difícil.
Gostámos muito desta experiencia e queremos agradecer às monitoras que estiveram connosco explicaram-nos tudo muito bem.
Com esta experiência chegámos à conclusão que temos muita sorte e que devemos aproveitar tudo muito bem porque, há meninos que tem estas dificuldades e não deixam de ser felizes na sua desigualdade.




Beijinhos dos meninos da sala da Teresa e da Vera!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fantoches

No seguimento da visita ao Museu da Marioneta, estivemos a explorar, brincar e dramatizar com alguns fantoches: “Eu sou o coelhinho, que é branquinho e vai comer as cenouras”, “Olá palhaço, onde vais?”, “Anda cá brincar comigo”, ”Era uma vez um rei e a rainha…”



Semana das Pilhas

No âmbito do Projecto Eco Escola realizámos na nossa instituição a Semana da Recolha de Pilhas. Os meninos dos 5 anos vieram à nossa sala explicar-nos a importância de recolher as pilhas usadas para o pilhão da nossa “Quinta”, gostámos muito e aprendemos com eles.


E já temos meninos da nossa sala a trazer pilhas para o Pilhão da nossa “Quinta”. Obrigado, estamos a construir um mundo melhor, mais amigo do ambiente!


Demos cor ao movimento

Com “pezinhos de cor” fizemos uma linda pintura da Primavera. Enquanto caminhávamos por cima de uma grande folha de papel, os nossos pés iam deixando marcas de cor, o que nos deixou muito curiosos e com mais vontade de caminhar “a cores”… Foi uma nova experiência sensitiva muito rica e divertida.


Nós, os mais pequenos, também explorámos o movimento a cores. Não “andámos a cores” mas “remexemos” a cor! O que começou por ser uma pequena gota verde transformou-se numa grande mancha que cobria a mesa, cadeiras, mãos, caras…. Quanto maior o movimento, maior ficava a mancha verde!

Recebemos mais uma “família em movimento”. A família do Nuno trouxe-nos uma linda canção com coreografia e ainda nos ofereceu uma grande colecção de balões que nos proporcionou muitas e muitas brincadeiras.







Os nossos obrigados em movimento!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estamos Tristes :(

As hortas da nossa quinta

Queremos relembrar a todos que, as nossas hortas têm um carácter pedagógico, pois através delas conseguimos explicar/mostrar/vivenciar com as crianças as várias etapas por que passa um alimento (legume, leguminosa, tubérculo) até ao dia que chega ao nosso prato.

Pretendemos que a criança adquira conhecimento sobre esta temática; aprenda como se faz uma plantação ou sementeira, constate que para as coisas crescerem temos  de “cuidar”,  ou seja,  cavar a terra para pôr a semente/planta, regar, ir apanhando as ervas que vão também crescendo no meio dos legumes … e assim manter a horta  bonita e ajeitada, e finalmente … colher, preparar ou cozinhar e COMER  e é na partilha destas tarefas que as  crianças  se sentem crescidas … se sentem responsáveis.

Esta é uma tarefa que se pressupõe ser um trabalho de equipa, entre crianças e adultos da sala bem como de pais. Este ano também tivemos a participação de pais do Jardim de Infância que se envolveram no projecto com a Enfermeira e, trouxeram sementes e plantas e também meteram mão à obra!

Com tudo isto, queremos dizer a todos que as hortas são das e para as nossas crianças e, tem sido muito desagradável chegarmos às hortas com as crianças e verificar que aquilo que andámos a fazer com tanto carinho e trabalho, já não está no local pois alguém se adiantou, apanhou e levou, sem sequer perguntar nada a ninguém, simplesmente serviu-se!

Agradecemos que por uma razão de respeito pelas nossas crianças, tais situações não se voltem a repetir.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Uma caixa, que não é uma caixa…

No outro dia apareceu na nossa sala uma grande caixa, que nós nos apressámos a “transformar”. A caixa foi esconderijo, casinha com janelas, garagem, um tesouro que deitava coisas brancas (esferovite), buracos para fazer “cucu” … enfim, tudo menos uma caixa!
Na maioria das vezes são as coisas “simples” que levam os nossos meninos a imaginar e a tornarem-se mais criativos. Partindo de uma caixa, surgiram diversas brincadeiras e grandes momentos de alegria e descoberta. A brincar os nossos meninos transformam o mundo, explorando-o e dando-lhe outros significados, compreendendo melhor o que os envolve. Isto é “criar” aprendizagens.
  Aproveitamos também para partilhar a nossa alegria com a visita da família do João C., que nos trouxe uma actividade de movimento, partindo de obstáculos. Gostámos muito do que nos foi proposto e aproveitámos mais uma vez para conhecermos melhor o nosso corpo “sempre” em movimento.


Os nossos obrigados em movimento!

Desenho da Figura Humana

Desenhar o nosso corpo, parece fácil mas não é…o pai da Mariana da Sala Mista Verde veio ajudar-nos a desenhar a figura humana e agora os nossos braços já ficaram ao longo do nosso corpo em vez de estarem sempre abertos como o “Cristo Rei”. Primeiro desenhámos uma linha e dividimos o nosso corpo em 3 partes: cabeça, tronco (“a barriga, não é?”) e membros inferiores (“é aqui assim as pernas”).Utilizámos um material diferente, lápis de cera pastel e aprendemos a usar os dedos para espalhar as cores que se misturaram e os nossos trabalhos ficaram muito bonitos.




Outra vez Yoga
Foi uma boa surpresa, outra aula de Yoga, e nós que gostado tanto da primeira aula também adorámos estes exercícios com a mãe e avó de meninos do ATL.
Foi muito bom e relaxante.



Muito Obrigado a estas famílias que dedicam um pouquinho do seu tempo para estarem com os nossos meninos. Bem hajam. É um incentivo para todos aqueles que ainda não vieram, assim que puderem arranjem um tempinho e venham…as crianças e todos nós iremos gostar.

Da nossa Horta
Os legumes da nossa horta estão a crescer e temos uma horta muito bonita. Já apanhámos alface e rabanetes, lavámos muito bem e fizemos uma salada que comemos ao almoço.




Semana das Pilhas

Durante a semana que passou fomos às salas dos nossos amigos falar sobre a importância de reciclar pilhas e baterias (telemóveis).
Nem todos os meninos da sala demonstraram à-vontade para explicar, aos amigos das outras salas, aquilo que tinham descoberto sobre a reciclagem das pilhas. Por isso, só falaram alguns. Porque falar em público não é fácil, é preciso ter coragem. E cada um falou do que sabia melhor.
● Há pilhas de várias formas. (Bárbara) A Matilde ajudou a Bárbara com os sacos.
● Não se pode deitar as pilhas no lixo normal. Temos que colocá-las numa caixinha. (Samira)
● Deitamos as pilhas no pilhão. (Inês)
● A Terra fica poluída se deitarmos as pilhas para o solo. (Madalena)
● Se as pilhas apanharem chuva, humidade e calor contaminam a terra (o solo) e a água. (Afonso)
● Quando bebemos água contaminada, ficamos doentes. (Margarida)
● Se comermos peixe ou legumes contaminados, ficamos doentes. (Gabriel)
● As pilhas são recicladas numa Fábrica e vão em garrafões. (Beatriz Jorge)
● Das pilhas podemos tirar o plástico, o ferro e o “pó”. (A. Sofia)
● O plástico e o ferro servem para a construção das casas. O plástico para os tubos da água e o ferro para construir as paredes. (André Dias)
● Não é preciso comprar pilhas normais. Há pilhas recarregáveis que são amigas do ambiente e só precisamos de um carregador (de pilhas). (Francisco)


  
A Contagem das Pilhas
Desde o início do mês de Fevereiro que andamos a fazer a contagem das pilhas através de garrafões. O garrafão (de água de 5l) é a nossa unidade de contagem. Até agora temos os seguintes resultados:
- Mês de Fevereiro: 8 garrafões
- Mês de Março: 6 garrafões
Construímos um gráfico com algarismos e os nomes dos meses. Conforme vamos enchendo, colamos a fotografia do garrafão no respectivo rectângulo.



Completar a Figura Humana
Das revistas rasgámos folhas com pessoas, cortámos ao meio e colámos numa folha branca, depois a imaginação e a criatividade… resultaram nuns belos trabalhos!



“Somos crianças”

Somos crianças
Somos diferentes
Mas temos desejos e sentimentos
Como toda a gente

Temos limitações
Somos especiais
Mas, perante as dificuldades
Vencemos sempre as contrariedades

“Somos crianças” é um projeto que veio a nossa Quinta com o objetivo de mostrar as nossas crianças que apesar de especiais e diferentes, são iguais a nós, e merecem todo o nosso respeito.






Chi Kung

Na sequência do tema deste ano, “Corpo em movimento” a mãe da Maria Oliaz veio a nossa Quinta dar-nos a conhecer uma técnica diferente mas bastante divertida que é o Chi Kung, que é uma técnica milenar chinesa de treino interior objetivando o equilíbrio do individuo num todo: físico, mental e espiritual.

Foi um dia bem diferente e bastante original, obrigado mãe por mais esta experiência.
 
 
E aproveito para lançar um apelo a todos os pais, venham participar nesta partilha e proporcionem aos vossos filhos experiências diferentes e divertidas.

Uma aula de Futebol

Na sexta-feira 13, esteve cá na nossa sala um verdadeiro treinador de futebol.

 Pois é, tivemos uma aula com o Mister Pedro Ramos que treina os meninos da nossa idade no Sporting Clube de Lourel.

O Mister já ensina meninos como nós, há algum tempo e já está habituado aos reguilas.

Descobrimos muitas coisas novas. Entre elas, que há diferença entre jogar futebol e jogar à bola. Para jogar futebol é preciso muita dedicação, concentração e empenho. Devemos comer muito peixe e legumes e carne grelhada e deixar as batatas fritas e os hambúrgueres para comer só nas festas.

Ainda nos disse, que os grandes jogadores como o Cristiano Ronaldo e o Messi, trabalham muito para se tornarem os melhores do mundo.

Apesar da chuva não deixamos de nos divertir e até tivemos que improvisar com uns exercícios no ginásio.

Queremos agradecer ao Mister pela sua disponibilidade e voluntariado com que veio passar o dia connosco e ajudar-nos a crescer mais um bocadinho.

Beijinhos e abraços para o Mister Pedro e nosso grande Obrigada. Volte sempre.
 
 
 
 Beijinhos dos meninos da sala da Teresa e da Vera!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Uma aula de Yoga…

A Elisa que é uma grande amiga nossa veio até à Quinta explicar-nos o que é o Yoga, de onde veio e para que serve.
Melhor que ouvir foi mesmo experimentar e foi espectacular. Gostámos muito!!!!
O Yoga experimentámos
O esqueleto estivemos a mexer
Todos nós adorámos
Aquilo que estivemos aprender!

À Elisa queremos agradecer
Muitos beijinhos lhe deixar
Pela aula que nos fez
Esperamos que possa cá voltar!

Beijinhos dos meninos do CATL