“A
construção de noções matemáticas fundamenta-se na vivência do espaço e do
tempo, tendo como ponto de partida as actividades espontâneas e lúdicas da
criança.”(in Orientações
curriculares para a educação pré-escolar, Ministério da Educação, p.73)
O nosso amigo Gonçalo trouxe castanhas e
ouriços para com os amigos partilhar, assim:
Somar,
subtrair…
A brincar,
A
matemática,
Estamos a
exercitar!
“(…) Só através da criação de oportunidades em
que se torne fundamental a contagem de objectos é que a criança vai sentindo a
necessidade de conhecer os termos da contagem oral e de relacionar os números.
(…) A disposição dos
objectos em fila facilita a
contagem, pois permite a separação entre os elementos contados e os que faltam
contar.” (in, Sentido de númeroe organização de dados, Ministério da Educação, p.18)
“(…) a interacção entre crianças em momentos
diferentes de desenvolvimento e saberes diversos, é facilitadora do desenvolvimento
e da aprendizagem.”(in Orientações
curriculares para a educação pré-escolar, Ministério da Educação, p.35)
Realizámos
umas pinturas e fizemos uma descoberta interessante para algumas crianças e uma
constatação para outras: Afinal o branco pinta!
Beijinhos do fantástico grupo
de crianças da sala mista verde J
No Domingo disse a catraia: "Agora não sei se a Mimi comeu uvas ou pêras!".
ResponderEliminarOs pais olham um para o outro muito intrigados: O que será que ela está a dizer? Quem será a Mimi?
Acendeu-se uma luzinha de repente e será que a dita Mimi é a lagartinha apresentada na reunião de pais para ajudar no conceito de semana? Ah! :)