quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A brincar noções matemáticas estamos a fomentar!

“A construção de noções matemáticas fundamenta-se na vivência do espaço e do tempo, tendo como ponto de partida as actividades espontâneas e lúdicas da criança.”(in Orientações curriculares para a educação pré-escolar, Ministério da Educação, p.73)

O nosso amigo Gonçalo trouxe castanhas e ouriços para com os amigos partilhar, assim:
Somar, subtrair…
A brincar,
A matemática,
Estamos a exercitar!

“(…) Só através da criação de oportunidades em que se torne fundamental a contagem de objectos é que a criança vai sentindo a necessidade de conhecer os termos da contagem oral e de relacionar os números. (…) A disposição dos objectos em fila facilita a contagem, pois permite a separação entre os elementos contados e os que faltam contar.” (in, Sentido de númeroe organização de dados, Ministério da Educação, p.18)



“(…) a interacção entre crianças em momentos diferentes de desenvolvimento e saberes diversos, é facilitadora do desenvolvimento e da aprendizagem.”(in Orientações curriculares para a educação pré-escolar, Ministério da Educação, p.35)
Realizámos umas pinturas e fizemos uma descoberta interessante para algumas crianças e uma constatação para outras: Afinal o branco pinta!



Beijinhos do fantástico grupo de crianças da sala mista verde J

1 comentário:

  1. No Domingo disse a catraia: "Agora não sei se a Mimi comeu uvas ou pêras!".
    Os pais olham um para o outro muito intrigados: O que será que ela está a dizer? Quem será a Mimi?
    Acendeu-se uma luzinha de repente e será que a dita Mimi é a lagartinha apresentada na reunião de pais para ajudar no conceito de semana? Ah! :)

    ResponderEliminar