quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Não é só Ler!

Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que se inicia desde os primeiros anos de vida da criança. Contribuindo para o desenvolvimento do seu pensamento lógico e também da sua imaginação, que segundo Vigotsky caminham juntos: “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista”. Criar o hábito da leitura promove e aumenta a imaginação, a linguagem, o vocabulário e a escrita, posteriormente.

Segundo Rizzoli “ouvir histórias tem uma importância muito grande para a criança, pois faz com que ela se sinta importante, sinta que alguma coisa está sendo feita especialmente para ela.”

Inventar, ler e contar histórias são tarefas importantes. A narrativa para a criança envolve todas as oportunidades de interação que a criança tem com o seu mundo imaginário. Quando se lê para uma criança não se transmite apenas o conteúdo da história, mas sim promove-se o seu encontro com a leitura, possibilitando-lhe adquirir o gosto e o prazer de ler, o sentido de valor pelo livro e a construção da sua identidade social e cultural.

A leitura não só desperta, na criança, o gosto pelos livros e pelo hábito de ler, como também contribui para despertar a valorização exacta das coisas, para desenvolver as suas potencialidades, para estimular a sua curiosidade, para se inquietar por tudo que é novo, para ampliar os seus horizontes e para crescer, isto é, para se tornar um verdadeiro cidadão.





1 comentário:

  1. Muito, muito importante.
    Sem dúvida um grande alicerce para a formação destes nossos pequenotes.

    ResponderEliminar