O conhecimento de si próprio e a
noção de identidade constroem-se em relação e interação com o outro e com o
meio. Ao longo do seu desenvolvimento, pouco a pouco, a criança vai
diferenciando a sua própria identidade e encontrando as formas de participar no
seu grupo sociocultural. Ao nascer já dispõe de todas as estruturas orgânicas
próprias da espécie humana, mas ainda são imaturas para estabelecer as
interligações à complexidade da vida no seu meio físico e cultural. Ainda tem
de passar por um processo de maturação e desenvolvimento progressivo, ao longo
da infância, através dos contactos com o seu meio.
A criança, na sua exploração motora,
visual, auditiva, irá coordenando os seus diferentes sentidos e analisará e
interiorizará dados, obterá informações e receberá diferentes experiências dos
outros.
E, é deste modo, que o ser humano se
constrói na interação social, sendo influenciado e influenciando o meio que o
rodeia. É nos contextos sociais em que vive, nas relações e interações com
outros, que a criança vai interiormente construindo referências que lhe
permitem compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer.
in, Orientações Curriculares para a
Educação Pré-Escolar, p. 53
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