quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Eu e o Outro

O conhecimento de si próprio e a noção de identidade constroem-se em relação e interação com o outro e com o meio. Ao longo do seu desenvolvimento, pouco a pouco, a criança vai diferenciando a sua própria identidade e encontrando as formas de participar no seu grupo sociocultural. Ao nascer já dispõe de todas as estruturas orgânicas próprias da espécie humana, mas ainda são imaturas para estabelecer as interligações à complexidade da vida no seu meio físico e cultural. Ainda tem de passar por um processo de maturação e desenvolvimento progressivo, ao longo da infância, através dos contactos com o seu meio.

A criança, na sua exploração motora, visual, auditiva, irá coordenando os seus diferentes sentidos e analisará e interiorizará dados, obterá informações e receberá diferentes experiências dos outros.
E, é deste modo, que o ser humano se constrói na interação social, sendo influenciado e influenciando o meio que o rodeia. É nos contextos sociais em que vive, nas relações e interações com outros, que a criança vai interiormente construindo referências que lhe permitem compreender o que está certo e errado, o que pode e não pode fazer.

Aos poucos a criança vai aprendendo a tomar consciência de si e do outro. É na interrelação que a criança vai aprendendo a atribuir valor a comportamentos e atitudes seus e dos outros, conhecendo, reconhecendo e diferenciando modos de interagir.


  Favorecer a autonomia da criança… assenta na aquisição do saber-fazer indispensável à sua independência e necessário a uma maior autonomia, enquanto oportunidade de escolha e responsabilização.”
in, Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, p. 53




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