quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tangram e linguagem

Depois de termos ouvido a lengalenga : ”Era uma vez um gato xadrez”, tentámos através do material tangran reproduzi-la. Aprendemos a fazer o gato com este material e depois cada um de nós coloriu uma página e através de colagens reconstruímos a lengalenga. 


Apesar de este ser um material utilizado na aquisição de conceitos matemáticos, a sua versatilidade permitiu-nos explorá-lo ao nível da linguagem.
Como a chuva teima em deixar-nos, falámos sobre palavras que nos fazem lembrar o Inverno e depois cada um de nós ilustrou e reproduziu a palavra escolhida. 

Esta semana o ratinho Mateus visitou o monumento dos descobrimentos e o desafio que o Isaac e a sua família nos propuseram, foi o de construirmos com plasticina réplicas da caravela dos descobrimentos. Lançámos mãos à obra e daí resultaram uns lindos barcos à vela feitos em plasticina com velas de restos de tecido e ainda um mastro feito com palhinhas. O que não falta é imaginação a estes pequenos grandes artistas. Mais uma vez agradecemos a colaboração desta família. 



No final da semana fomos passear até ao museu da electricidade onde visitámos a exposição Ilustrarte onde pudemos folhear livros de diversos autores ...

... e no atelier depois de nos terem sido distribuídos vários objectos tais com um chapéu, uma bola, uma bolsa, uma escova de dentes e um leque construímos a história: “ As aventuras do António” da qual resultou um livro executado e ilustrado por nós que está exposto na nossa sala.

Sem comentários:

Enviar um comentário