Na
sala do berçário apareceu um cesto com variados objetos para os mais pequeninos
explorarem…
Elinor
Goldschimied desenvolveu uma “experiência de brincar e de aprendizagem”
centrada no cesto dos tesouros e no jogo heurístico em contexto de creche. A
palavra heurístico deriva do grego e significa “descobrir ou adquirir
compreensão de algo”.
“O
“brincar” heurístico define-se na apresentação de objetos do quotidiano de
diferentes formas e funções às crianças, tendo em vista a exploração sensorial
dos 5 sentidos (olfato, tato, paladar, visão e audição) de forma espontânea
individual ou em interação com os seus pares”.
IN “O jogo heurístico: descobertas e
aprendizagens na creche”. Revista APEI – Cadernos de Educação de Infância nº
98. Jan/Abr. 2013.
Na
nossa sala a curiosidade dos mais pequenos foi enorme e logo se puseram a
querer agarrar, mexer, sentir, explorar os objetos do dia-a-dia (limão,
laranja, tigelas, colher, copos, canecas, colher de pau, tule, caixas, rolos,
etc.) que lhes foi apresentado.
“O
jogo heurístico permite à criança desenvolver as suas capacidades cognitivas,
ter níveis mais elevados de concentração, observação, memorização, previsão e
de comunicação.”
IN “O jogo heurístico: descobertas e
aprendizagens na creche”. Revista APEI – Cadernos de Educação de Infância nº
98. Jan/Abr. 2013.
Sem comentários:
Enviar um comentário