sexta-feira, 28 de março de 2014

Cesto dos Tesouros – Jogo heurístico

Na sala do berçário apareceu um cesto com variados objetos para os mais pequeninos explorarem…

Elinor Goldschimied desenvolveu uma “experiência de brincar e de aprendizagem” centrada no cesto dos tesouros e no jogo heurístico em contexto de creche. A palavra heurístico deriva do grego e significa “descobrir ou adquirir compreensão de algo”.

“O “brincar” heurístico define-se na apresentação de objetos do quotidiano de diferentes formas e funções às crianças, tendo em vista a exploração sensorial dos 5 sentidos (olfato, tato, paladar, visão e audição) de forma espontânea individual ou em interação com os seus pares”.
IN “O jogo heurístico: descobertas e aprendizagens na creche”. Revista APEI – Cadernos de Educação de Infância nº 98. Jan/Abr. 2013.

Na nossa sala a curiosidade dos mais pequenos foi enorme e logo se puseram a querer agarrar, mexer, sentir, explorar os objetos do dia-a-dia (limão, laranja, tigelas, colher, copos, canecas, colher de pau, tule, caixas, rolos, etc.) que lhes foi apresentado.

“O jogo heurístico permite à criança desenvolver as suas capacidades cognitivas, ter níveis mais elevados de concentração, observação, memorização, previsão e de comunicação.”
IN “O jogo heurístico: descobertas e aprendizagens na creche”. Revista APEI – Cadernos de Educação de Infância nº 98. Jan/Abr. 2013.


Sem comentários:

Enviar um comentário