quinta-feira, 22 de maio de 2014

“Vamos explorar…”


Com bom tempo e sol, já apetece ir à rua…pomos os chapéus, descemos as escadas “à gatinho”…damos a mão e lá vamos nós explorar o que nos rodeia…e o nosso espaço exterior é tão bom…grande…bonito…e com tantas potencialidades para ser explorado pelas crianças.

“Anda…Corre…vamos ao escorrega e vamos espreitar ali no túnel…” (motricidade global - expressão motora – área das expressões e comunicação).

“O que está ali?” Passarinhos…”é o piu-piu”. (área conhecimento mundo).
Os nossos pés experimentam andar em vários tipos de piso…empedrado, alcatroado, terra, relva… (expressão motora – área das expressões e comunicação).


O que é isto aqui no chão? Paus, folhas, relva…”É bom para comer?..Ai Não! Não presta!” (descobrir, aprender sobre o meio- área conhecimento do mundo).

E o que está lá em cima?”As árvores e folhas a baloiçar com o vento…o céu…as nuvens…o avião… (descobrir, aprender sobre o meio- área conhecimento do mundo).


“Quem vem lá? São os meninos das outras salas…tantos meninos par conhecer e brincar!”. (interação social com outras crianças e adultos – área de formação pessoal e social).
Aprendemos tanto!


“O espaço exterior possibilita a vivência de situações educativas intencionais…sendo um prolongamento do espaço interior da sala, onde também ocorrem situações de aprendizagem permitindo uma diversificação de oportunidades educativas pela utilização de um espaço com outras características e potencialidades.” IN Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar.p.39.



Sem comentários:

Enviar um comentário