“O
outono já chegou” (R.S.)…“ e fomos apanhar folhas”(M.M.) “…do outono, ali na
relva”(G.B.S.) “apanhámos também bolotas e paus”(A.P.) “apanhámos as folhas do
outono”(T.P.) “foi ali na rua, elas “tavam” no chão”(R.S.) “e fizemos os conjuntos
aqui na sala”(H.P.) “eu fiz o conjunto dos paus e fizemos uma bola à volta dos
paus” (M.B.V.) “foi com a caneta, fizemos um círculo”(L.S.) “é para ser um
conjunto”(G.R.) “tínhamos que fechar a bola (o conjunto)” (M.B.) “e depois
contámos as folhas do conjunto” (A.L.) “para sabermos quantas eram” e depois
fizeste os números (M.B.V.) “apanhámos muitas folhas castanhas” (L.G.) “o
conjunto maior é das folhas castanhas” (M.B.V.) “apanhámos mais folhas castanhas”
(M.S.V.) “porque é outono” (B.J.) “e as folhas caíram das árvores” (J.C.) “as
folhas caem no chão” (H.P.) “porque é outono, tu não sabes?” (M.B.V.) “é porque
estavam velhinhas” (H.P.) “foi o vento do outono que assoprou” (B.S.) “…com
muita força” (T.P.) “o conjunto mais pequeno é o conjunto das folhas verdes”
(M.B.) “eram só 3…1, 2, 3” (M.M.) “a seguir era o das bolotas” (B.S.) “as
folhas castanhas, algumas eram diferentes” (L.G.) “não são iguais” (M.B.V.) “umas
são mais longas” (M.S.V.) “…e outras assim…bicudas” (H.P.) “as folhas das
árvores são verdes, olha ali (janela)“ (C.G) “depois ficam castanhas quando
caem das árvores” (M.S.V.) “porque mudam de cor” (G.B.S.) “porque o vento
assoprou e vai para o chão e muda de cor”(G.B.S.) “a minha água da piscina muda de cor quando
está de noite”(G.B.S.) “as folhas mudam de cor por causa do sol” (P.P.) “…mudam
de cor e elas ficam castanhas”(B.S.).
Vamos
fazer uma experiência, como os cientistas?
Observação e Hipóteses
“A
taça é transparente” (M.S.V.) “porque é de vidro” (B.J.) “parece que é um
espelho” (C.G.) “porque dá para ver” (T.P.) “dá para ver a imagem” (C.G.) “é
transparente” (M.M.).
“Fomos
apanhar 2 folhas verdes, ali da árvore da rua” (R.S.) “e as outras castanhas
apanhámos no chão” (B.S.) “agora partimos as folhinhas aos bocadinhos” (T.P.) “agora
vamos pôr água” (L.S.) “também parece álcool” (M.B.V.) “parece água mas não é”
(T.P.) “achamos nós que a taça das folhas verdes vai ficar verde” (M.B.V.) “e
aqui vai ficar castanha” (H.P.) “vamos mexer” (B.J.) “e a cor aparece” (M.B.V.)
“mas a cor se calhar não vai aparecer já” (M.S:V.) “temos que esperar” (T.B.) “para
ver o que acontece” (T.P.) “cheira só a álcool” (P.P.) “tá” a ficar de outra
cor” (L.G.)
Conclusões
“O
álcool estava transparente” (B.J.) “e agora está a ficar verde porque foi as
folhas verdes com o álcool que fica verde” (R.S.) “esperámos e já está de outra
cor” (A.P.) “e aquela “tá” a ficar da cor castanha” (B.J.) “ foi mesmo uma
experiência, não é?” (M.B.V.).
Alquimistas! Depois aplicam as técnicas adquiridas em casa :)
ResponderEliminarMais uma vez, Muitos Parabéns a toda esta Excelente Equipa, por este e todo o trabalho magnífico que têm vindo e continuam a desenvolver!
ResponderEliminarDenota-se todos os dias e cada vez mais, o carinho, a dedicação e o Amor empregue, no desenvolvimento da nossa filha Leonor Silva.
Muito Gratos,
Os Pais,
Paula Cristina e Bruno Silva. <3 <3 <3
Todos os dias aqui venho e admiro o lindo desenvolvimento de todas as crianças , embora aguardo o dia que a sala dos 4 anos 2 tambem compartilhe fotos para acompanharmos tambem, o meu muito obrigado.
ResponderEliminar