quinta-feira, 28 de abril de 2011

Muitas descobertas e aprendizagens aconteceram nestes últimos meses…

Continuamos a conhecer e a aprender sobre os alimentos da Roda dos Alimentos. Dos legumes, leguminosas, carne, peixe, ovos, lacticínios até às gorduras, de tudo um pouco experimentámos e de muitos alimentos gostámos.


Quando nos sentamos em grande círculo, cantamos muitas canções, ouvimos histórias e conversamos, tão importante para o desenvolvimento da linguagem, cada vez mais utilizamos frases mais completas e complexas e já sabemos exprimir aquilo que pensamos e queremos dizer. Ouvimos muitas histórias de fantoches e gostamos de fazer de conta…

Andamos muito entusiasmados com os livros de histórias na nossa sala e todos os dias chegam meninos com livros e mais livros, pois nós gostamos muito de as ouvir e voltar a ouvir e alguns de nós até já contamos as histórias aos outros meninos.

Continuamos atentos ao nosso Planeta e na nossa escola organizámos a semana da Biodiversidade, das Energias e da Água para sensibilização das crianças e famílias.

Agora que chegou a Primavera temos aproveitado para explorar o meio exterior e vamos brincar ao parque, jogar à bola e andar de triciclo no ringue ou então ver as flores e as árvores da Quinta e os animais no galinheiro e os cãezinhos novos, o Fusca e o Pumpy.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vem aí uma Surpresa...

Na semana passada começámos a preparar uma prenda. Pois é, o dia da mãe está a chegar por isso, mãos à obra. Por ser uma surpresa não podemos desvendar.
Aqui fica apenas uma amostra daquilo que estamos a fazer...

Primavera...

O placar da sala com os nossos trabalhos da primavera.

Canção...
Olha, a Joaninha vermelha e pretinha
 que passava o dia a pousar nas flores
Eu tanto gostava poder apanhá-la
Mas ela é marota e foge a voar

Desejamos uma boa semana!




Visita ao Marmeleiro

Aproveitámos uma manhã cheia de sol para irmos ver o nosso marmeleiro. Está muito bonito, já tem folhas e ramos e, algumas flores. O que falta mesmo são os marmelos, mas ainda temos que esperar mais um pouco.



Uma Tarde Cheia de Tinta…

Como já não dormimos a sesta, estivemos a fazer pinturas no alpendre.


 



A Galinha da Páscoa

 Nesta semana fizemos uma galinha para levarmos as amêndoas da Páscoa.




quinta-feira, 21 de abril de 2011

Desejamos uma Páscoa Feliz

Hoje em dia a época da Páscoa está cheia de símbolos, resultantes da fusão de diversas culturas e povos, mais ou menos religiosos.

Na nossa sala decorámos ovos, que mesmo tendo diferentes origens e épocas de iniciação, têm em comum representarem a vida. Aproveitámos a casca dos ovos verdadeiros e fizemos bonitas pinturas…
Para levarmos para casa, fizemos um folar, sabemos que existem muitos tipos de folares e muito diferentes, até folares salgados, dependendo da zona do país. O nosso era bem docinho com canela e erva-doce (a oferta do folar tem por base o ritual da dádiva e da solidariedade).
Aqui fica a receita para quem quiser repetir em casa:
- 250 dl de leite
- 100 g. de margarina
- 2 colheres de chá de fermento
- 2 ovos
- 500 g. farinha
- 110 g. açúcar
- 1 colher de café de sal fino
- 1 colher de café de erva doce em pó
- 1 colher de café de canela
- pincelar com ovo antes de levar ao forno

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Descobrimos os Temperos

Esta semana tivemos uma ementa especial devido ao nosso Tema: “Saber comer dá saúde e faz crescer”. Por isso, experimentámos sopa de abóbora com coentros (da nossa quinta), frango com caril, salada de tomate com oregãos e como não podia faltar a sobremesa, rodelas de laranja com canela muito bom!!
Fomos colher os coentros para pormos na sopa de abóbora.
A sopa ficou com um sabor especial...hum.
Temperámos a salada de tomate com folhas de oregãos e um bocadinho de azeite
Rodelas de laranja com canela...hum
Uma boa páscoa nós vamos desejar com muitos ovinhos e amêndoas.
Boa Semana!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Gorduras e Temperos

Nesta semana os nossos sentidos estiveram mais despertos, pois comemos:
frango com caril, laranja com canela, sopa de abóbora com coentros e sopa de feijão verde com segurelha, massa com alecrim, canja com hortelã e até temperámos a nossa salada, salada de tomate com orégãos… azeite, vinagre e muito cuidado com o sal!
O Sentido do Gosto…

Provámos e cheirámos: caril, colorau (pimentão doce), manjericão, canela (em pó e em pau), louro, noz-moscada, erva-doce e pimenta. Será que alguém quis provar a pimenta?
Os Cheiros da Quinta…

Antes do almoço fomos pela nossa quinta procurar plantas com cheiros. Logo que saímos da sala encontrámos dois canteiros com hortelã e salsa. Os coentros estão perto da horta e o alecrim quando vamos para as galinhas.
Bolo de Lavanda

Na quinta-feira fizemos bolo de lavanda para o nosso lanche.
● 3 chávenas de leite
● folhas lavanda fresca
● 6 colheres de manteiga amolecida
● 1 chávena de açúcar
● 2 chávenas de farinha
● 2 ovos
● 1 colher e meia de chá de fermento
● 1 pitada de sal

Bate-se a manteiga com o açúcar. Acrescenta-se os ovos. Junte na farinha o sal e o fermento. Adicione a farinha alternando com o leite (o leite é fervido com as folhas de lavanda). Vai ao forno numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Bom apetite!
A Hora do Chá…

Na sexta-feira, a meio da manhã bebemos um chá. Cada um de nós colocou na panela um ingrediente: água, estrelas de anis, casca de laranja, casca de limão e pau de canela. A panela foi para o fogão depois foi só esperar que fervesse… e, assim bebemos um rico chá.

Semana das gorduras e temperos

Na semana das Gorduras e Temperos experimentámos temperar a salada na hora do almoço, com sal (Cuidado! Pouco sal que faz mal à nossa saúde.), um pouco de azeite para o tomate ficar mais saboroso e “Atenção, ainda falta os orégãos”.
Na sopa de feijão verde colocámos segurelha para temperar e dar mais sabor. E como sobremesa comemos rodelas de laranja temperadas com canela. Hum, uma delícia!
Primavera
Na sala realizámos alguns trabalhos de Expressão Plástica sobre a Primavera: colagens nas flores e pinturas nas borboletas. Ficaram muito bonitos e cheios de cor, cores da Primavera.
Páscoa
Nesta semana da Páscoa, pintámos uns coelhinhos com lápis de cera e pintámos as mãos para fazer as suas orelhas. Em Expressão Plástica é importante valorizar todo o processo de exploração, experimentação e manipulação dos vários materiais utilizados desde os lápis de cera, marcadores, tintas, papel, colas…para descobrir as suas diferentes possibilidades.

Gorduras e temperos, sempre sem exageros!

E por fim conhecemos a “fatia” que nos faltava na roda dos alimentos:
“As gorduras estão na fatia mais pequena (M.V), porque fazem mal ao coração (B:L) e ao sangue (M.M).
Temperos são para temperar a carne (B.L), as panquecas (D.C), o peixe (J.L) e a massa (D.S). Eu acho que são aquelas folhas que fazem dar sabor (V.S). O sal também é um tempero (J.G.)
A minha avó velhinha põe umas folhas que eu não sei o nome, mas que ela gosta na canja (B.L). A pimenta é um tempero que pica na língua (C.A). Na salada pomos azeite (J.G) e limão (D.C)”.

A propósito das “folhas que fazem dar sabor”, andámos à procura de “cheiros” pela Quinta e descobrimos alguns: salsa, coentros, hortelã e alecrim… Com eles fizemos um herbário:
Depois de conversarmos sobre outros temperos que conhecemos, e de provarmos alguns ao longo da semana das gorduras e temperos (caril no frango, salsa nas pataniscas, coentros no creme de abóbora, segurelha na sopa de feijão verde, canela com laranja e orégãos e azeite posto por nós na salada de tomate) fizemos uma pintura com especiarias (cola branca com açafrão, canela, erva doce em pó e colorau) e uma colagem com sal colorido (sal fino misturado com giz colorido esmagado).
No que diz respeito às gorduras fizemos um saboroso bolo de azeite, que se deve “comer pouco porque o azeite está na fatia mais pequena da roda dos alimentos”, e assim foi:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gorduras e temperos

Nesta semana dedicada às gorduras e temperos, fizemos um trabalho sobre as diversas fases do ciclo do azeite. 
      Como estava bom tempo, fomos apanhar pauzinhos e fizemos “ramos de oliveira”. 


Ainda em tempo de Primavera, depois de termos ouvido a história da borboleta “Leta”, fizemos estas lindas borboletas  e um trabalho com técnica mista de colagem e pintura sobre a noite

Eis as respostas de algumas crianças quando interrogadas sobre o significado da palavra noite.
A noite é quando está escuro. (Daniela)
A noite é quando as pessoas vão para a cama dormir. (Tiago)
A noite é escuro. (Bruna)
À noite as casas têm as luzes acesas. (Henrique)
A noite é escuro e tem lua. (Eduarda)
A noite tem lua. (Nicole)
A noite é escuro e as luzes das casas estão apagadas porque as pessoas estão a dormir. (Maria)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pumpy e Fusca...

Fomos visitar os novos amigos da quinta o Pumpy e o Fusca que nos receberam muito bem...
Alguns quiseram apenas observar ao longe, pois os cães queriam muito brincar!
Continuamos a visita pela quinta e vimos os patos e as galinhas.
Antes de irmos embora fomos ver as ovelhas que estavam a comer...”mé, mé”.

Canção…
Gostamos muito de cantar, aqui fica uma canção nova da borboleta:
Borboleta no jardim
Eu sou flor pousa em mim
Borboleta não te vás
Vale pena volta atrás.

Boa Semana!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Jogo do consumidor

Ainda a propósito do Projecto Educação Financeira, para as crianças dos 5 anos das salas mistas, tivemos a visita de uns representantes da câmara de Sintra que nos trouxeram um jogo bem divertido: foram formados dois grupos e em cada grupo havia duas equipas, cada equipa ia progredindo no “tabuleiro” de jogo de acordo com os números dos dados e respostas certas aos desafios, que quase sempre tinham a ver com o consumo (qual o produto mais barato / rótulos e prazos de validade / onde colocar embalagens vazias…). Ganhava a equipa que chegasse primeiro à meta.
Todas as questões levavam a que pensássemos sobre o consumo consciente e responsável, uma problemática bem actual e que por isso se compreende que deve ser abordada desde cedo, de modo a enraizar os bons hábitos de consumo,
Para além da componente pedagógica ainda passámos um momento bem divertido, aprendendo a brincar




Dia Mundial da Saúde – 07 de Abril

A saúde é tratar bem o nosso corpo (J.L), e comer o que faz bem (T.A). Também é sentar direito (J.L) para as costas não ficarem doentes (M.M) e tortas (B.L).
Também temos que lavar os dentes (H.S) e as mãos sempre antes de comer (M.R), para não ficar com bichos na comida que depois vão para a boca (D.C), são os micróbios (M.V).
Temos que tomar banho todos os dias (T.P), para ficarmos cheirosos (B.L) e saudáveis (T.A).

E aqui ficam algumas das conclusões do nosso debate sobre o tema da saúde, como se pode ver já sabemos muita coisa sobre os cuidados que devemos ter para nos mantermos saudáveis. No final, cada um de nós fez uma refeição bem equilibrada e saudável…




A alegria das cores da Primavera

Os dias de Primavera fazem-se sentir cada vez mais, o sol está mais quente, os dias maiores e as flores nascem por todo o lado…

Ora vejam: