quinta-feira, 31 de maio de 2012

Brincar com a Matemática

Fomos ao Museu da Criança (Afonso) e fomos brincar com os números (Samira), com a Matemática. (Francisca)

O Xico Mateus era um menino que não queria fazer contas. (A. Raquel) Ele queria jogar à bola (Guilherme B.) e jogar no computador. (Raquel) O Xico Mateus era preguiçoso. (Madalena)

A mãe disse ao Xico Mateus ir buscar à loja uma dúzia de ovos (Inês) e uma dezena de laranjas. (André Dias) Mas trouxe oito ovos e não trouxe laranjas. (Inês) A mãe do Xico Mateus ralhou com ele e deu-lhe uma palmada no rabo. (Margarida) O Xico Mateus foi para o quarto jogar computador e acabou por adormecer. (Gabriel)

O Espírito da Matemática entrou (André Fernandes) e abriu o livro da Matemática. (Lia) O Espírito mostrou as páginas (Filipa) com coisas de Matemática: (André Dias) as formas geométricas (André Dias), as flores (Inês), quebra-cabeças (Francisca), algarismos (Beatriz A.) e as contas. (Afonso e Guilherme B.)

Aprendemos lengalenga do quadrado (Inês), do triângulo (Samira) e do rectângulo. (Bárbara)



Eu sou o quadrado

Bonito de mais

Tenho 4 lados

Todos iguais.



Eu sou o triângulo

Tenho 3 biquinhos

De chapéu eu sirvo

Para os palhacinhos.



Eu sou o rectângulo

Cresci mais de um lado

Para fazer inveja

Ao Sr. quadrado.



No fim cantámos e ficámos a saber que temos 20 dedos. (Todos)
 
 
 
 

 Transição para o 1.º Ciclo

No passado dia 21 de Maio (2.ª feira) realizou-se uma formação para pais, cujos filhos irão fazer a transição do pré-escolar para o 1.º Ciclo.

Agradecemos a presença e a partilha de ideias dos pais.

No entanto, deixamos aqui algumas ideias importantes para a transição desta nova fase.

● A entrada para a escola do 1.º Ciclo não deve aparecer à criança de repente e sem qualquer explicação. É preciso prepará-la para a mudança.

● É importante que a criança perceba que a mudança decorre, do facto de ela estar crescida e capaz de transitar para um ciclo onde se aprendem coisas novas, adaptadas à sua idade.

● É fundamental dar a perceber à criança que a entrada para o 1.º Ciclo é uma conquista por tudo aquilo que ela já é capaz de fazer.

● Fale-lhe também de todas as coisas importantes que ela vai aprender: a ler, a contar, a escrever e a fazer novos amigos.

● Quanto mais optimistas e confiantes estiverem os adultos com a mudança, mais optimistas e motivadas estarão as crianças com este passo tão importante das suas vidas.

● Acompanhe a criança no primeiro dia de escola, tal como em todos os momentos em que esteve presente na vida do seu filho. Mostre-se seguro, entusiasmado e orgulhoso. Pois, não é todos os dias que um filho nosso para o 1.º Ciclo.

Projecto: “Memórias de um pano, em movimento”

No passado dia 21 de Maio, recebemos na nossa sala os pais do Salvador. Vieram contar-nos a história do “CROQUETE”.

Ficamos a saber que o croquete é oriundo da Holanda e, que normalmente são feitos de carne de vaca, franco e porco. Depois de conhecermos a história e saber do que são feitos pusemos mãos à obra e com a carne que os pais do Salvador já traziam pronta, enquanto a mãe Cândida ia fazendo bolinhas nós, com a ajuda do pai Nuno, fomos passando as bolinhas de carne por ovo e pão ralado.

Quando acabámos fomos levar à cozinha para a Goretti os fritar.
 
 Sabemos também que, quem está a cozinhar tem de usar um avental e, foi um avental de tecido que os pais nos trouxeram para a manta.
 Enquanto esperámos pelo almoço, também foram para a rua brincar connosco, fizemos danças de roda, cantámos, conversámos…
Comemos os nossos croquetes como entradas e, estavam deliciosos!

Muito obrigada mãe Cândida e pai Nuno por nos terem proporcionado uma manhã diferente.

Pintura em Movimento


Paul Jackson Pollock foi um pintor americano, que pintava com a tela colocada no chão para “se sentir dentro do quadro”. Pollock respingava a tinta sobre a tela, os pingos que escorriam formavam traços harmoniosos que pareciam entrelaçar-se na superfície da tela elaborando verdadeiras obras de arte. Com este artista surge a pintura de acção e de movimento (action painting). Também os nossos meninos pintaram no chão na rua sobre o sol da primavera, e salpicando pingos de tinta que “voavam” em movimento sobre o papel criaram um painel muito bonito e harmonioso.


Semana da Biodiversidade

No âmbito do Dia Internacional da Biodiversidade e integrado no nosso Projecto Eco Escola realizámos a Semana da Biodiversidade tentando sensibilizar crianças e famílias para a riqueza e fragilidades da Natureza. Na nossa sala vimos e ouvimos a história de José Saramago “A maior flor do Mundo”, conversámos e chegámos à conclusão que cada um de nós tem o dever de cuidar e proteger a natureza, tal como o menino cuidou e regou a “maior flor do mundo”.




A MAIOR FLOR DO MUNDO de JOSÉ SARAMAGO recontada pelas crianças:

“O pai do menino foi escavar e tirou uma árvore pequenina” – M. M.
“O menino viu bichinho” – D. A.
”…E foi pôr numa caixinha” – C. H.
“Que tinha buraquinhos para ele respirar” – X. C.
O pai e o menino foram para casa ao lado do rio” – M. R.
“O menino quis mostrar o bichinho à mãe” – D. C.
“…mas eles não viram” – M. S.
“Porque estavam virados de costas” – X. C
“…e foram fazer outra coisa” – X. C.
“O menino abriu a caixa e o bichinho voou” – E. S.
“Ao lado da casa do menino tinha obras e máquinas a trabalhar” – B. M.
“Depois o menino saiu e foi até ao rio” – X. C.
“…e ele viu o bichinho e foi atrás dele” – S. P.
“Ele não conseguia atravessar o rio” – M. M.
“E foi pela floresta” – C. H.
“Ele viu muitas flores” – F. S.
“…e borboletas, e correu atrás delas” – R. S.
“Depois ele viu a flor “murchada” – X. C.
“Porque não tinha água” – D. A.
“Porque os senhores fizeram uma obra com as máquinas” – X. C.
“…e “tava” tudo destruído” – B. M.
“O menino ficou triste” – M. T.
“…e foi a correr buscar água ao rio para a flor” – A. C.
“E quase que pisava o bichinho que estava no chão” – M. S.
“Depois a planta começou a crescer” – C. H.
“…e cresceu muito” – B. M.
“…e a flor olhou para o sol” – B. M.
“A flor ficou tão grande” – J. P.
“Depois uma pétala da flor caiu e tapou o menino porque “tava” de noita e frio e ele dormiu no chão ao pé da flor” – M. M.
“Os pais foram buscar o filho” – X. C.
“…e viram a flor tão grande porque o menino tinha regado ela” – B. M.
“Depois todas as pessoas foram ver a flor e pensaram que temos que regar e tratar das flores senão elas podem morrer” – B. M.
“Esta flor cresceu muito porque é a Flor Maior do Mundo deste livro” – X. C.

Movimento...


Esta semana os nossos meninos vivenciaram mais uma experiência proporcionada pela tia de um dos nossos meninos que veio fazer com eles uma sessão de movimento. Vejam como eles se divertiram. 



Agradecemos a disponibilidade da “tia Anita”que proporcionou aos nossos meninos momentos bem divertidos. Sabem que  provavelmente no Verão ela voltará com surpresas para os meninos? (que tal uma sessão com balões, ou malabarismo
No berçário os nossos pequenitos continuam a crescer e a explorar tudo o que os rodeia. 


A Biodiversidade na nossa idade


Na semana passada estivemos de volta dos “bichos” e plantas. A propósito do projecto Eco-escola, abordou-se a biodiversidade na Instituição e a nossa sala não foi excepção!
Ouvimos diversas histórias de animais, entre elas escutámos a história da “lagartinha comilona” e depois explorámos os frutos que a lagartinha tinha comido. Fizemos estampagem com muito entusiasmo e diversão…
…e com muita curiosidade VIMOS com as mãos, olhos, boca e nariz os frutos que nos foram apresentados de uma forma menos comum, inteiros e com casca…
 Ainda recebemos a visita de duas flores brancas que estavam cheias de sede e que colocámos dentro de uma água colorida, azul e vermelha. Vamos ver o que acontece…
Na terra semeamos “bolinhas” e disseram-nos que vão crescer ervinhas. Nós estamos à espera!
Por fim ainda fizemos “uma espera” aos bichinhos que estavam escondidos na terra e que desceram pelo funil, a fugir da luz que estava mesmo junto à terra. Esperámos com muita paciência e no fim lá apareceram dois bichinhos muito pequeninos. Foi uma animação. Missão cumprida!



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Recomeço das aulas de Iniciação ao Inglês


As nossas crianças do Jardim de Infância retomaram as aulas de Iniciação ao Inglês no passado dia 19 de Abril, com uma nova professora. Até à data, já foram trabalhados temas como os animais, as diferentes partes do corpo, o desporto ou as profissões. As aulas são sempre acompanhadas por músicas, histórias e flashcards, de forma a prender a atenção dos nossos pequenos! Os alunos têm-se mostrado sempre bastante participativos e empenhados nas aulas!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Formação - Transição para o 5º ano

Com o ano lectivo a terminar, as dúvidas, os medos e os receios dos Pais tendem a aumentar…
Para proporcionar um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas realizámos no dia 25 de Maio (sexta-feira) uma formação sobre esta transição.
  



Obrigada a todos pelo momento de partilha e boa disposição.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Formação - Transição para o 1º ano


No dia 21 de Maio realizámos uma formação sobre a Transição para o 1º ano. Foi, sem dúvida, um momento de convívio, aprendizagem e partilha de experiências positivas. Ora vejam:






Agradecemos a todos a vossa presença e contributo em ideias e boa disposição. 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Plasticina para modelar, ajuda-nos o esquema corporal a trabalhar


Plasticina é um material que gostamos de trabalhar,
Noções de mole ou rijo ajuda-nos a perceber,
E ao modelar, a motricidade estamos a estimular,
Para finalizar um “corpo” em grupo acabámos por fazer!





Pôr o “Corpo a mexer” é importante e ajuda a crescer

As aulas de Educação física são sempre uma animação.
A “brincar”, noções importantes estamos a estruturar.
Escutamos as indicações do Professor Rui com atenção,
E a seguir o nosso corpo começamos a exercitar.






As Barrinhas Coloridas


Temos andado a trabalhar com o Material Cuisenaire. Estivemos a observar as barras e com elas fizemos algumas descobertas: cada barra tem uma cor (Gabriel), cada uma tem o seu tamanho (André Dias) e que cada uma é um número. (Bárbara)
Aprendemos a ordenar o material da barra menor para a maior. E da maior para a menor, mas só até ao 5.

E também fizemos a decomposição do número até 5.

 Trabalho de grupo
Trabalhar em grupo é mais do que trabalhar ao lado uns dos outros. Implica participação, fazer opções e assumir responsabilidades. O desafio consistiu em fazer dois grupos, cada grupo tinha a sua mesa de trabalho e tinham de construir uma história e dar um título, de acordo com o livro escolhido. Cada grupo escolheu o seu “chefe” e era ele que escolhia o livro. Depois do livro escolhido, o “chefe” mostrava as imagens do livro e iam em conjunto organizando a história. No fim escrevemos as histórias e cada grupo fez as respectivas ilustrações.



 O Jogo Chinês
O Tangran é um jogo de origem chinesa. Este puzzle chinês é constituído por sete peças geométricas, que formam um quadrado. Com estas sete peças podemos formar múltiplas figuras diferentes, como por exemplo: uma casa, um gato, um pato, etc. 


Fomos à Horta…
Fomos à horta apanhar favas, grelos, couves coração e bróculos. Os grelos, as couves coração e os bróculos levámos à cozinha para a sopa. As favas descascámos e pedimos à nossa cozinheira se as cozia para o nosso almoço. Então, comemos peixe frito com arroz, alface e favas. Estava uma delícia!




Ida à horta…


Finalmente conseguimos apanhar na nossa horta alguns legumes para comermos ao almoço (Sebastião), apanhámos couves para a sopa (Francisco G. e Leonor Sá), apanhámos alfaces (Mariana F. e Mariana R.), apanhámos brócolos (Dúnia e Francisco P.) e favas (Salvador, Tiago, Leonor Sam.)!


Ficámos muito contentes e, até fomos nós que descascámos as favas (Martim e Filipa) para a Goretti as cozinhar (Íris e Catarina)!


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Fomos apanhar a Espiga…

Com o intuito de valorizar e transmitir tradições, fomos pelos campos fora à procura de flores que compusessem o ramo da espiga.


Antes de irmos ficamos a saber que flores tínhamos de apanhar, papoilas, malmequeres brancos e amarelos, espiga de trigo, oliveira em candeia e, todas as flores campestres que se queiram colocar no ramo para dar alegria.
Cada flor tem um significado:

  • Espiga de trigo – pão;
  • Malmequer – ouro e prata;
  • Papoila – amor e vida;
  • Oliveira – azeite e paz; luz;
  • Videira – vinho e alegria e
  • Alecrim – saúde e força.
Dizem os antigos, que o ramo deve ser guardado de um ano para o outro juntamente com um pedaço de pão e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.



Jogos em movimento


Tivemos mais uma participação das famílias na nossa sala, e depois de ouvirmos uma história muito engraçada de “6 ratinhos e um ouriço”, fomos para o exterior realizar vários jogos em movimento. Coordenar a nossa mão/visão e acertar nas latas não foi fácil mas mesmo assim alguns conseguiram bons resultados…
Saltar dentro de sacos foi muito divertido…pulo aqui…pulo ali…sempre em movimento!
E por fim lançar as bolas e tentar que ficassem o mais perto possível de outra mais pequena. Gostámos tanto que quisemos repetir.




 Obrigada mais uma vez aos pais que disponibilizam o seu tempo para passar um tempinho com os nossos meninos. Bem hajam pela vossa presença e participação.

Continuando com a nossa Horta
Fomos apanhar as couves, brócolos, alho françês e alfaces que cresceram na nossa horta e fomos dar à cozinha para os nossos legumes serem cozinhados. Amanhã a nossa sopa do almoço vai ter as nossas couves…foi muito importante acompanhar este processo de crescimento dos legumes desde plantar, cuidar, regar, e depois colher para a nossa alimentação saudável.